quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ARTE CEMITERIAL...(????) (!!!!)

Desta vez eu JURO que vocês ficaram devendo... Arte Cemiterial? O que vem a ser isto, minha gente!...?... Cemitério?... UI!!!! CREDO!!!! Estou levando medo... Como pode um assunto, assim, digamos, com um título que pode assustar as criancinhas estar aqui , fazendo parte deste nosso Blog?...
POIS É... MAS VAMOS FALAR, SIM! de CEMITÉRIO..
Porto Alegre tem vários cemitérios. Alguns deles, como o Cemitério da Santa Casa, O São Miguel e Almas, O Evangélico, o São José I são reconhecidos como espaços onde vemos as mais belas esculturas em mármore ou granito, jazigos e túmulos criados pelas mãos de artistas cujo talento se evidencia com muita ARTE em todos os recantos destas últimas moradas.
Um passeio pelos nossos cemitérios é uma verdadeira aula ao ar livre. A dor da perda e os questionamentos sobre o morrer se arrefecem diante do belo.
Mas QUEM PRESTIGIA, QUEM SE IMPORTA COM A PRESERVAÇÃO DE TODO ESTE PATRIMÔNIO?
Assistimos ao FORUM sobre a ARTE CEMITERIAL ontem à tarde, lá no Espaço Cultural "Erico Veríssimo". Platéia lotada, muitos participantes do interior, palestrantes corretos, esclarecidos.
Platéia atenta, interessada, vibrando. Muitos relatos de experiências, muita vontade de reverter o que podemos chamar de desconhecimento e pouco caso da população em relação aos seus bens mais caros.( Áreas de alguns destes cemitérios já sendo subbtituidas por estacionamento, obras sendo demolidas e jogadas em conteiners, sem dó nem piedade...- caso do São José II)...
A conclusão a que chegamos foi a mesma de sempre: um povo com educação, respeita e preseva .
Não ´polui, não destrata, não vilependia. Começar ONTEM com a mudança do olhar para o nosso patrimônio artístico e cultural... É urgente que as mentalidades se transformem.
Porisso falamos hoje em Cemitério. Pensamos em dar a nossa contribuição para estes que já estão há algum tempo lutando.
LAKI GATTI, artista plástica está neste grupo.Vocês não podem perder a exposição de aquarelas que ela fez e que está no quarto andar do Centro Cultural Érico Veríssimo:a mostra ARTE IMORTALIZADA NO SILÊNCIO retrata com amor a arte que habita (AINDA, GRAÇAS A DEUS!) os cemitérios de nossa cidade.

3 comentários:

  1. Tânia: obrigado pelas tuas palavras. Falo em nome do ICES sempre alinhado com todas as Tânias, Lakis e Luiza, que, com seu talento e sensibilidade, estão emprenhadas e comprometidas em fazer desde nosso mundo, tão condicionado ao "fetiche da mercadoria", algo melhor de se viver.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tânia
    Obrigada pela tua apreciação e divulgação.São as pessoas como tu que multiplicam nossas intenções de zelo e carinho pelo Patrimônio que podemos deixar para as novas gerações.
    abraços
    Laky Gatti

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas palavras,pela divulgação na época própria.Meu entusiasmo cresce ao ver pessoas que também sentem o desejo de preservar e deixar um legado.
    abraços
    Laky Gatti

    ResponderExcluir